sábado, 8 de janeiro de 2011

Dogmatismo

Dogmatikós, em grego, significa "que se funda em princípios" ou "relativo a uma doutrina". Dogmatismo é a doutrina segundo a qual o homem pode atingir a certeza. Filosoficamente é a atitude que consiste em admitir que a razão humana tem a possibilidade de conhecer a realidade.
Do ponto de vista religioso, chamamos dogma a uma verdade fundamental e indiscutível da doutrina. Quando transpomos a ideia de dogma para o campo não-religioso, ela passa a designar as verdades não-questionadas e inquestionáveis. Só que, nesse caso, não se estando mais no domínio da fé religiosa, o dogmatismo torna-se prejudicial, já que o homem, de posse de uma verdade, fixa-se nela e abdica de continuar a busca.
O mundo muda, os acontecimentos se sucedem e o homem dogmático permanece petrificado nos conhecimentos dados de uma vez por todas. Disse Nietzsche que "as convicções são prisões". Refratário ao diálogo, o homem dogmático teme o novo e não raro se torna intransigente e prepotente. Quando resolve agir, o fanatismo é inevitável, e com ele, a justificação da violência.
Quando o dogmatismo atinge a política, assume um caráter ideológico que nega o pluralismo e abre caminho para a imposição da doutrina oficial do Estado e do partido único, com todas as infelizes decorrências, como censura e repressão.
Além dos significados comuns do conceito de dogmatismo, é preciso ressaltar outro, denunciado por Kant. Ele chama de dogmáticos todos os filósofos anteriores, inclusive Descartes, por não terem colocado a questão da crítica do conhecer como discussão primeira. Ou seja, aqueles filósofos "não acordaram do sono dogmático", no sentido de ainda terem uma confiança não-questionada no poder da razão em conhecer.
O conhecimento se faz pela formação de conceitos, que são verdadeiros enquanto adequados à realidade existente.

4 comentários:

  1. Texto muito bom Vastí, gostei, estou acompanhando cada post, a cada post minha espectativa pelo próximo aumenta!

    Feliz Ano Novo, para todos! Forte Abraço.

    ResponderExcluir
  2. Fico lisonjeada! Aumenta a minha responsabilidade
    em corresponder às expectativas.
    Muita saúde e paz para você.

    ResponderExcluir
  3. Pôxa! mesmo quando o horizonte me parece meio cinzento, é possível vislumbrar alguma luz...
    Obrigada pelo carinho!

    ResponderExcluir
  4. Exclui sem querer, desastre... (Risos) Novamente: Magnífico texto, tia. Fico a cada palavra mais honrada em ser sua sobrinha. (Desastrada sobrinha)

    ResponderExcluir