sexta-feira, 3 de setembro de 2010

UMA METÁFORA DA CONDIÇÃO HUMANA - Leonardo Boff

Em nossa vida há uma dimensão galinha que nos limita a um ritmo de costumes e tradições inquebráveis, não nos damos conta de que vivemos num ambiente tão árido. Não obstante, dentro de nós há uma águia pronta para voar, assumir as alturas, sentir a liberdade.
O ser humano direciona toda sua vida em um projeto utópico, porém, no caos em que vive se dá conta de que tudo não é fácil, suas projeções são tão restritas, e sempre vejo que o sol precisa tocar as almas e reanimá-las para o que se chama complexidade. Entretanto, há a falta de um empurrão que não nos faça ver tudo como um enraizamento de ideias, como uma realidade, e sim para realizar um voo ao sol, pois é preciso rejeitar o comodismo, o conformismo e o pragmatismo, que colocam em evidência o nosso futuro. Só assim iremos compreender por que somos, na maior parte de nossas vidas, galinhas.
É necessário voar. Quero que se distribua entre todos um herói/heroína pronto (a) a fazer suas escolhas, seus caminhos a partir de nossos valores, fiéis até o sacrifício pessoal, ou covardes, indecisos, vítimas da própria omissão. Conseguir superar nossos obstáculos com a magia necessária para criar um ciclo de irradiação e amor; daí então, nascer para o Numinoso da vida, que nos toma e nos envolve completamente, capaz de nos transformar a fim de totalizar esse processo como único e duradouro, de dimensões profundas do espírito, indispensáveis para a realização humana.
Enfim, existe uma interdependência entre realismo e idealismo, entre caos e cosmos, entre galinha e águia. Enquanto precisamos sempre descer ao chão em busca de alimento como galinhas, nos conformamos em fazer isso. Logo, é necessária a reflexão sobre os desafios para a construção do alicerce para a condição da vida humana. É hora de assumir a nossa dimensão águia e buscar a transcendência.

EU LHES DIGO: É PRECISO CARREGAR, AINDA, DENTRO DE SI ALGUM CAOS PARA PODER DAR À LUZ UMA ESTRELA DANÇANTE

Nenhum comentário:

Postar um comentário