terça-feira, 31 de agosto de 2010

ÁGORA: Qual é a sua verdade?

Ágora antiga

EM BUSCA DO SANTO GRAAL

O santo Graal tem o poder camaleônico de sugerir e ocultar, iluminar e confundir, e este é o segredo de sua longevidade.

O que seria, na verdade, o santo Graal?

Para uns, é um artefato ideológico; ou um relicário contendo a hóstia; ou uma taça ou uma simples tigela; ou um objeto mutante - assumindo cinco formas diferentes - e somente a última forma, um cálice, pode ser revelada aos mortais comuns; ou, ainda, o vaso no qual Jesus partiu o pão na última ceia, mais tarde usado por José de Arimateia para recolher o sangue do Cristo na cruz.
Para outros, é a ponte entre o humano e o divino; ou a pedra luminosa trazida à Terra (antes de Cristo) por espíritos celestiais quando o mundo era jovem; ou uma pedra filosofal; ou uma esmeralda que havia adornado a coroa de Lúcifer e despedaçada pelo arcanjo Gabriel quando da sua revolta; ou uma relíquia católica; ou símbolo pagão; ou, ainda, uma estrela de entretenimento.

Há, também, quem afirme ter sido Maria de Magdala o oculto cálice sagrado que guardava a linhagem de Jesus.
Esta é uma tentativa na busca do resgate do princípio feminino que começou a ser violentamente apagado de nossa história pela Inquisição, em sua devastadora ação contra todos os que se recusavam a seguir os dogmas da igreja de Roma.

Uma visitante, da antiga Ágora, considera que o santo Graal é o ideal filosófico que norteia a nossa busca pessoal.
QUAL É A SUA VERDADE?

Nenhum comentário:

Postar um comentário