sexta-feira, 6 de maio de 2011

Manifesto filosófico ( II )

1. Há algo que aguça o ouvido e abre os olhos de par em par: subindo dentre as línguas de fogo, subindo da pesada sopa de matéria primitiva, subindo pelas cavernas, subindo por cima dos horizontes das estepes.
2. O caminho misterioso não vai para dentro, não entra nos labirintos, mas sai deles. O caminho misterioso sobe por frias névoas de hidrogênio, braços de espiral rotativos e supernovas que explodem. A última etapa foi um tecido de macromoléculas autoconstruídas.
3. A teia de aranha dos segredos da estirpe se estende dos micropuzzles da sopa da matéria aos crossopterígios videntes e anfíbios de vanguarda. Répteis que põem ovos, prossímios acrobáticos e nostálgicos antropomorfos foram prestando com muito cuidado seu testemunho. Escondia-se uma autopercepção ultralatente bem dentro do cérebro do cérebro do réptil? Algum antropomorfo excêntrico percebia de vez em quando um adormecido indício do plano geral?
4. Como uma névoa enfeitiçada, eleva-se a visão de conjunto através da névoa, subindo da névoa. O enfastiado meio-irmão do neandertal toca a testa e sabe que atrás do osso frontal do primata nada a branda massa cerebral, o piloto automático da evolução, o airbag do festival de proteínas entre coisa e pensamento.
5. O grande salto tem lugar no picadeiro do circo cerebral do tetrápode. É aí que se informa sobre os últimos triunfos da família. Nos neurônios do vertebrado de sangue quente saltam as primeiras rolhas de champanhe. Primatas pós-modernos chegam por fim à grande visão de conjunto. E não se espantem: o Universo vê a si mesmo.
6. O vertebrado olha de repente para trás e contempla a misteriosa cauda da estirpe na imagem do espelho retrospectivo da noite dos anos-luz. Por fim, o caminho enigmático chegou a seu destino, e seu destino foi a consciência do longo caminho até o destino. Não se pode fazer outra coisa a não ser aplaudir com essas extremidades que são lançadas na conta da carteira genética da espécie.
7. É natural que o elefante se sinta envergonhado porque seus antepassados de  repente se meteram num eterno beco sem saída. Mais honras são concedidas ao prossímio. Talvez ele tivesse um aspecto de bobo, mas pelo menos conservou o senso de orientação. Nem todos os caminhos levam ao Curinga.
8. Dos peixes, répteis e pequenos e mansos musaranhos, o primata chique herdou um par de bonitos olhos com visão de profundidade. Os distantes herdeiros forçados do crossopterígio estudam a fuga das galáxias no espaço celeste e sabem que o olhar demorou bilhões de anos para focalizar algo. As lentes são compostas de macromoléculas polidas. O olhar pode focalizar algo graças a proteínas hiperintegradas e aminoácidos.
9. No globo ocular colidem a visão e a percepção, a criação e a reflexão. As esferas oculares são uma porta giratória mágica em que o espírito criador encontra a si mesmo no criado. O olho que olha para o Universo é o olho do próprio Universo.
10. Os elfos não são virtuais, são vertebrados. Ovas eles são, ovos de sapo, crias mutantes de répteis. Os elfos são vertebrados pentadáctilos, os legítimos herdeiros do musaranho, primatas sem cauda que descem das árvores na reverberação sem graça do pré-histórico toque de tímpano.
11. Os elfos não vêm de fora. São teias de aranha microinspiradas das alocadas aranhas de DNA. Colônias de células hiperdiferenciadas eles são. Não são fantasia, mas conto de fada, contos concretos de fada.
12. O planeta vivo é atualmente administrado por bilhões de primatas superindividuais. Os exemplares provêm em sua totalidade da mesma baia e do mesmo ventre crossopterígio. Jamais dois elfos foram idênticos. Até agora os elfos nunca aterrisaram exatamente no mesmo planeta.
13. O Curinga se encontra no fim do caminho misterioso. Sabe que usa uma bagagem antiga, não de bolsas e maletas, mas de cada célula do corpo. Vê como o planeta continua soprando suas elaboradas esculturas de DNA conforme medidas internas microinspiradas. Quem é o elefante do ano? Onde está o avestruz do ano? Quem é atualmente o primata mais famoso do mundo?

Nenhum comentário:

Postar um comentário