sábado, 6 de agosto de 2011

Presente Divino

Você cedeu e recuou até um ponto em que não é possível recuar mais, sob pena de se tornar pessoa sem vontade própria, desprovida de personalidade. Sua única confidente é sua consciência, ou o que resta dela. Ao mesmo tempo ela é sua única e derradeira amiga. Você procura pelo mundo pessoas que emitam sinais semelhantes àquilo que você quis ser um dia. Alguém que você quis, mas não se deixou ser. Uma pessoa interrompida...
Dentre as várias simplicidades da vida resta sempre a alternativa de buscar saídas - não importa quais, nem onde -, numa luta tardia em busca do tempo perdido.
Passamos a vida a perseguir a nós mesmos, e demoramos para realizar essa aparente dicotomia: somos ao mesmo tempo nosso maior herói e nosso próprio vilão. Um herói que gostaríamos e poderíamos ser, mas que não conseguimos por conta de nossos defeitos. Um vilão que carregamos dentro de nós e que concentra o que mais desgostamos, que boicota nossos sonhos, castra nossos desejos e nos enche de medo e inseguranças...
Alexandre Pelegi:
 Acertar  é Humano
Quando nesse faroeste doméstico o vilão leva a melhor e toma conta das principais cenas de nossa vida, resta-nos sempre algumas saídas possíveis. Lutar por elas não é gesto de desespero, mas de esperança: um gesto de crença, não apenas em nós, mas na vida.
Conta uma velha história infantil que a fábrica celestial, por norma de segurança, decidiu distribuir cópias das chaves de todos os corações humanos. Eu, como você, carrego algumas dessas chaves comigo, mas só descubro a quem pertencem e como devo proceder no momento certo. Reparei que a situação inversa já me aconteceu: quando precisei, algumas pessoas surgiram  como por encanto e abriram meu coração, curando-me da angústia e da melancolia.
Talvez você carregue a minha chave, ou eu a sua. Talvez nós as estejamos usando agora, coisa que só descobriremos mais tarde. Não importa. Estamos vivos e queremos ser felizes.
O surpreendente é que a vida guarda para cada um de nós um presente divino, reservado para aqueles momentos de maior tristeza e solidão. Alguém surge como num passe de mágica e, sem nenhum esforço, abre as portas e janelas de nosso coração.

Nenhum comentário:

Postar um comentário