Penso que, de tudo o que as escolas podem fazer com as crianças e os
jovens, não há nada de importância maior que o ensino do prazer da leitura.
Todos falam na importância de alfabetizar, saber transformar símbolos gráficos
em palavras. Concordo. Mas isso não basta. É preciso que o ato de ler dê
prazer. As escolas produzem, anualmente, milhares de pessoas com habilidade de
ler mas que, vida afora, não vão ler um livro sequer. Acredito piamente no dito
do evangelho: "No princípio está a Palavra…". É pela palavra que se
entra no mundo humano.
Tive a felicidade de aprender, muito cedo, a amar os livros.
Lembro-me com enorme carinho do O livro de Lili, primeiro livro que
li. "Olhem para mim. Eu me chamo Lili. Eu comi muito doce.
Vocês gostam de doce? Eu gosto tanto de doce." Nunca me esqueci
dessa primeira lição. Ficou gravada tão fundo dentro de mim que, faz uns meses,
ao escrever o livro infantil A menina, a gaiola e a bicicleta1 a história me
foi ditada (poesia e literatura são sempre ditadas; elas vêm de outro mundo)
com ritmo preciso da primeira lição de O livro de Lili.
O segundo livro foi minha grande aventura, voo solo, sozinho, no mundo
das letras: A loja de brinquedos2. Era fantástica a experiência de,
sozinho, ir andando pela floresta de letras e vendo um mundo. Quem
não lê é cego. Só vê o que os olhos veem. Quem lê, ao contrário, tem muitos milhares
de olhos: todos os olhos daqueles que escreveram. A leitura me deu alegria, mas
a história me deu tristeza. Tanto assim que, 55 anos depois, eu
escrevi um outro, A loja de brinquedos, para corrigir a tristeza do
primeiro.
Aprendi a ler. Mas isso não bastava. Faltava-me o domínio da técnica que
faz da leitura algo suave como o voo de um urubu ou deslizante como um patim no
gelo. Foi dona Iva — não sei se ela ainda vive — quem me ensinou que ler pode
ser delicioso como voar ou como patinar. Ela lia para nós. Não era para
aprender nada. Não havia provas sobre os livros lidos. Ela lia para que
tivéssemos o prazer dos livros. Era pura alegria. Poliana, Heidi, Viagem
ao céu, O saci.
Ninguém faltava, ninguém piscava. A voz de dona Iva nos introduziu num
mundo encantado.
O tempo passava rápido demais. Era com tristeza que víamos a professora
fechar o livro.
A gente era pobre. Distrações não havia. Os jovens de hoje se sentem
miseráveis se não podem viajar nas férias. Eu nunca viajei. Viagem, na melhor
das possibilidades, era para a casa de algum parente. A gente ficava era em
casa mesmo, com um tempo preguiçoso e vazio à nossa frente.
Que fazer com o tempo? Meu pai entrou de sócio para um "clube do
livro". Todo mês chegava um livro novo. Eram uns livros feios — brochuras
de papel jornal, as páginas vinham grudadas — que a gente tinha que ir abrindo
com uma faca à medida que lia. Isso me irritava porque interrompia o ritmo da
leitura. Como eu não tinha outra coisa para fazer e desejando ter os poderes da
professora, tornei-me um devorador de livros. Os livros do clube do livro eram literatura
adulta. Mas para mim não fazia diferença. Ler um livro que eu não entendia era
como viajar por uma terra cuja língua me era desconhecida: perdia muita coisa
mas, nos intervalos das incompreensões, havia os cenários. Tudo me espantava.
As razões por que as pessoas não gostam de ler, eu as descobri
acidentalmente muitos anos atrás. Uma aluna foi à minha sala e me disse:
"Encontrei um poema lindo!". Em seguida disse a primeira linha.
Fiquei contente porque era um de meus favoritos. Aí ela resolveu lê-lo inteiro.
Foi o horror. Foi nesse momento que compreendi. Imagine uma valsa de
Chopin, por exemplo a vulgarmente chamada "do minuto". Peço que o
pianista Alexander Brailowiski a execute. Os dedos correm rápidos sobre as
teclas, deslizando, subindo, descendo. É uma brincadeira, um riso. Aí eu pego a
mesma partitura e peço que um pianeiro a execute. As notas são as mesmas. Mas a
valsa fica um horror: tropeções, notas erradas, arritmias, confusões. O que a
gente deseja é que ele pare.
Pois a leitura é igual à música. Para que a leitura dê prazer é preciso
que quem lê domine a técnica de ler. A leitura não dá prazer quando o leitor é
igual ao pianeiro: sabem juntar as letras, dizer o que significam — mas não têm
o domínio da técnica. O pianista dominou a técnica do piano quando não precisa
pensar nos dedos e nas notas: ele só pensa na música. O leitor dominou a
técnica da leitura quando não precisa pensar em letras e palavras: só pensa nos
mundos que saem delas; quando ler é o mesmo que viajar.
E o feitiço da leitura continua me espantando. Faz uns anos um amigo
rico me convidou para passar uns dias no apartamento dele em Cabo Frio. Aceitei
alegre, mas ele logo me advertiu: "Vão também cinco adolescentes…".
Senti um calafrio. E tratei de me precaver. Fui a uma casa de armas, isto é,
uma livraria, escolhi uma arma adequada, uma versão simplificada da Odisseia,
de
Homero, comprei-a e viajei, pronto para o combate. Primeiro dia, praia,
almoço, modorra, sesta.
Depois da sesta, aquela situação de não saber o que fazer. Foi então que
eu, valendo-me do fato de que eles não me conheciam, e falando com a autoridade
de um sargento, disse: "Ei, vocês aí. Venham até a sala que eu quero lhes
mostrar uma coisa!". Eles obedeceram sem protestar.
Aí, comecei a leitura. Não demorou muito. Todos eles estavam em transe.
Daí para a frente foi aquela delícia, eles atrás de mim pedindo que continuasse
a leitura.
Ensina-se, nas escolas, muita coisa que a gente nunca vai usar, depois,
na vida inteira. Fui obrigado a aprender muita coisa que não era necessária,
que eu poderia ter aprendido depois, quando e se a ocasião e sua necessidade o
exigisse. É como ensinar a arte de velejar a quem mora no alto das montanhas…
Nunca usei seno ou logaritmo, nunca tive oportunidade de usar meus
conhecimentos sobre as causas da Guerra dos Cem Anos, nunca tive de empregar os
saberes da genética para determinar a prole resultante do cruzamento de coelhos
brancos com coelhos pretos, nunca houve ocasião que eu me valesse dos saberes
sobre sulfetos. Mas aquela experiência infantil, a professora nos lendo
literatura, isso mudou minha vida. Ao ler — acho que ela nem sabia disso — ela
estava me dando a chave de abrir o mundo.
Há concertos de música. Por que não concertos de leitura? Imagino uma
situação impensável: o adolescente se prepara para sair com a namorada, e a mãe
lhe pergunta: "Aonde é que você vai?".
E ele responde: "Vou a um concerto de leitura. Hoje, no teatro, vai
ser lido o conto A terceira margem do rio, de Guimarães Rosa. Por
que é que você não vai também com o pai?". Aí, pai e mãe,
envergonhados, desligam o Jornal Nacional e vão se aprontar…
Texto, maravilhoso!!!!!
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