sábado, 22 de março de 2014

Amizade

Mais vale o bom nome do que muitas riquezas:
a amizade é mais estimável que a prata e o ouro.

Provérbios XXII, v.1.
Compartilhar nossas expectativas e temores pode ser algo maravilhoso, afinal a troca de experiências é enriquecedora, embora valham mais aquelas que experimentamos – agradáveis ou não.
Consideramos amigo, muitas vezes, quem nos diz aquilo que queremos ouvir e não aquilo que precisamos ouvir. Ser amigo é executar uma missão muito especial, é agir com coragem e ter o compromisso consigo mesmo de ser verdadeiro e driblar a tentação de agradar sempre. Uma das grandes alegrias que a vida pode nos dar é o encontro com uma pessoa de ideias afins; estabelecer uma parceria de ideias pode ser bastante interessante. Escutar a palavra certa no momento oportuno faz a grande diferença para que os nossos dias não se tornem iguais.
Oscar Wilde escreveu em seu texto Meus Amigos: “Não quero risos previsíveis, nem choros piedosos. Quero amigos sérios, daqueles que fazem da realidade sua fonte de aprendizagem, mas lutam para que a fantasia não desapareça. (...) Tenho amigos, para saber quem sou eu. Pois os vendo loucos e santos, bobos e sérios, crianças e velhos, nunca me esquecerei de que “normalidade” é uma ilusão imbecil e estéril.”
Diferenciamos o amigo do colega ou do companheiro quando, em determinadas situações, sabemos exatamente a quem nos dirigir, quando o nosso coração escolhe quem gostaríamos de ter junto a nós naquele determinado momento.
Segundo Shakespeare, algumas pessoas aprendem a plantar seu próprio jardim, decorar a sua alma; estas, não ficam à espera de que lhe mandem flores. Tais pessoas são aquelas com quem sonhamos estabelecer vínculos de amizade, embora seja necessário saber reconhecê-las.
O maior gesto que podemos fazer a um amigo é não querer moldá-lo à nossa imagem e semelhança. Antes, porém, é preciso conquistar as amizades e essa tarefa é realmente difícil de executar, portanto, quem puder utilizar os dedos de uma mão para enumerar os amigos é alguém privilegiado, vitorioso.
Li em algum lugar e me encantei: amigo é aquele que descobriu a porta de entrada da nossa alma.

Nenhum comentário:

Postar um comentário