Immanuel Kant |
A ilustração é a libertação do ser humano de sua incapacidade da qual ele próprio é o culpado. A incapacidade significa a incapacidade de servir-se de sua inteligência sem a guia de outrem. Esta incapacidade é sua culpa porque sua causa reside, não na falta de inteligência, mas na falta de decisão e coragem para servir-se, por si mesmo, dela sem a tutela de outrem. Sapere aude! Tem a coragem de servir-te de tua própria razão: eis aqui o lema da ilustração.
A fraqueza e a covardia são as causas de uma grande parte dos seres humanos continuarem, de bom gosto, no seu estado de criança, apesar de que a natureza já os tenha liberado, há tempos, da tutela alheia; também o são de que se faça tão fácil para outros erigirem-se em tutores. É tão cômodo não estar emancipado! Tenho à minha disposição um livro que me empresta sua inteligência, um padre que me oferece sua consciência, um médico que me prescreve dietas etc., assim não necessito me preocupar. Se posso pagar, não me faz falta pensar: outros o farão, em meu nome, tão fastidiosa tarefa. Os tutores, que tão bondosamente se têm dedicado a esse ofício, cuidam muito bem de que a maioria das pessoas considere a passagem para a emancipação, além de muito difícil, algo extremamente perigoso.
É, pois, difícil para cada pessoa em particular conseguir sair dessa incapacidade, convertida quase em segunda natureza. Isso lhe provoca aflição e a pessoa se sente realmente incapaz de servir-se de sua própria razão, porque nunca se lhe permitiu tentar essa aventura.
Nenhum comentário:
Postar um comentário